domingo, 17 de julho de 2011

CAMPINA GRANDE - PB

Campina Grande

Campina Grande é um município brasileiro situado no estado da Paraíba.
Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste[7] e o maior pólo tecnológico da América Latina, segundo a revista norte americana Newsweek[8]. Campina Grande foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864.
A cidade possui uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de São João, que acontecem durante todo o mês de junho , a Micarande, um dos mais tradicionais carnavais fora de época do país, o Encontro da Nova Consciência, um encontro ecumênico realizado durante o carnaval, além do Festival de Inverno e outros 20 eventos.
De acordo com estimativas de 2010, sua população é de 385 276 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba, depois da capital. Campina Grande foi indicada pelo jornal a Gazeta Mercantil, como a cidade mais dinâmica do nordeste e 6ª cidade mais dinâmica do Brasil.
A cidade tem o segundo maior PIB entre os municípios paraíbanos, representando 13,63% do total das riquezas produzidas na Paraíba. Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é o ranking da revista Você S/A, no qual Campina Grande aparece como uma das 10 melhores cidades para se trabalhar e fazer carreira do Brasil, única cidade do interior entre as capitais escolhidas no país.[9]
Sua região metropolitana, formada por 23 municípios, possui uma população estimada em 687.545 habitantes, sendo a maior zona metropolitana do interior nordestino, quarta maior zona metropolitana do interior brasileiro, 24ª maior do Brasil e 787º maior do mundo[10].
Campina Grande também é conhecida como cidade universitária, pois conta com 16universidades, sendo três delas públicas. É comum estudantes do Nordeste e de todo oBrasil virem morar no município para estudar nas universidades locais. Além de ensino superior, o município oferece capacitação para o nível médio e técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.